QUEM DEVE ESCONDE O ROSTO

Para mim, a imagem de gente com o rosto coberto, escondido sob panos, como mostrada na PUC, sempre evoca coisa ruim: terrorista, bandido, vítima de bandido, mulher oprimida por religiosos fanáticos.

Diante de tragédias, o pano cobre o rosto dos vândalos que saltam sobre cadáveres para tomar o que não lhes pertence. Em situações de conflito, o pano cobre o rosto dos violentos e covardes que ferem e matam. Mesmo quando a arrogância e a certeza da impunidade conduzem os indivíduos, o pano cobre suas faces, porque, no fundo, nada mais são que covardes.

No Brasil, o rosto coberto é típico dos criminosos porque, a eles, a lei assegura este direto. As vítimas, sem leis que lhes assegurem qualquer coisa, preferem o anonimato e o silêncio.

O nosso país vive um vale-tudo, onde criminosos confessos (ou não), incluindo desde traficantes e corruptos – cujas faces estão expostas – até os “menores” assassinos, são absolutamente protegidos pela legislação. Neste cenário, o pano cobrindo as caras é dispensável; mas covardes são covardes, mesmo em ambiente propício à bandidagem.

No Brasil, o pano cobrindo a cara é um dos símbolos do vale-tudo. Os outros são o terno de grife, a cara pintada dos índios e as bandeiras vermelhas. Quem se colocar sob um destes ícones, está livre para agir, atacar, violentar a ordem pública e tomar o alheio com a certeza de que será protegido pelo establishment.

Estes privilegiados invadem espaços privados e públicos, quebram, queimam, roubam, corrompem, enriquecem e recebem do Estado a proteção negada àqueles que trabalham, produzem e sustentam o país.

A estes últimos, a maioria dos cidadãos brasileiros, cujas faces estão expostas – sem pano, terno ou bandeira vermelha – a cobri-las, é negada toda proteção devida pelo Estado. A estes, só resta o pagamento, cada vez mais pesado. E a vergonha e a dor e o medo.

Contudo, é bom lembrar: gente realmente livre não cobre a cara com pano nenhum, nem com estranhas bandeiras.

3 comentários:

Jota Effe Esse disse...

É verdade, todos aqueles que se escondem atrás de algo, principalmente atrás de ternos de grife, são bandidos e deviam estar atrás das grades. Meu beijo.

agneseck disse...

Saramar querida:
Esses jovens que se travestem de universitários são na realidade bandidos. Merecem sim serem expulsos e nunca mais ter direito de frequentar uma universidade pública.Certamente são filhinhos de papai, e não sabem o valor do estudo. Merecem é passar uns aninhos na cadeia , quem sabe aprendem algo ou saem de lá pior do que entraram, verdadeiras feras.
Agnes Eckermann

Hermínia Nadais disse...

Criminosos...
É muito triste... mas é uma realidade... os criminosos são, de, facto, protegidos... e os maioresa criminosos, a meu ver, ainda não são os que roubam ou assaltam em público, mas os que desviam milhões... e acabam impunes!
Mas disso, o Brasil não deve ter!