QUAL A ORIGEM DO MEDO?

"os três poderes são um só:
o deles."
Nicolas Behr in Brasiléia Desvairada


Creio que algo tão constrangedor para todo mundo quanto essa novela de horror do Renan Calheiros só se viu "neste país" quando das ações de José Dirceu para negar seu envolvimento no mensalão. Foi essa mesma coisa nojenta, de mentira sobre mentira. Imagino que até mesmo os cordeiros senadores estão, como diriam os portugueses, em palpos de aranha, diante de tanta enganação.

Além da vergonha de ter um presidente do senado (essa inútil instituição)envolvido com empreiteiras que prestam serviço ao governo, ainda temos que assistir este mesmo senado trabalhando para defender aquele que o está colocando na mais vergonhosa das posições.

Como tenho lido por aí, este homem, Renan Calheiros, de triste história, deve ter poderes muito grandes sobre os senadores que se prestam à mais vergonhosa comédia desde o mensalão. Quem deveria ter poder sobre esses homens supostamente públicos, são os cidadãos que lhes deram os mandatos, por meio do voto. Somos nós quem podemos e devemos exigir dos senadores a apuração mais profunda de mais esse terrível episódio que envergonha o país. Não pode ser Renan Calheiros a atemorizar aquela casa. O temor maior dos senadores deveria ser a perda do respeito dos cidadãos que os elegeram.

Entretanto, Renan Calheiros é mais terrível que o povo. É mais temível que o eleitor. Por quê? Além da apuração da origem do dinheiro (mais um que não sabemos e provavelmente nunca saberemos) da tal pensão, parece-me que agora, deveremos também indagar a origem do temor que este indivíduo instila no senado da república, tão diminuído que anda, curvado diante desta lama toda.

Por que, senadores, os senhores temem tanto este cada vez mais minúsculo Renan Calheiros?

UP DATE: Leio no Correio Brasiliense que a defesa de Renan ocupou mais de 14 mil (sim, catorze mil) páginas, enquanto um professor reclamou ao jornal que a escola onde lecionava, no interior do Amazonas, ficava até um semestre sem uma folha de papel A4. E pensar que nós estamos pagando por isso! Chega fico engasgada.

3 comentários:

Santa disse...

Saramar. Perfeito. Algo, além da compreensão dos comuns, move tantos naquele covil.


Bjs


PS: querida não estou sumida. Leio diariamente seu blog. É que voltei a usar a luvinha na mão direita (que droga!).

CAntonio disse...

Saramar,

Quando o processo acabar e o Renan sair carregado nos braços dos senadores, essas 14 mil páginas não servirão para virarem papel higiênico: um fiofó decente não merece!

SDS

Bichodeconta disse...

Assim vai o nosso mundo !!Que podemos esperar des pessoas que (des)governam cada país em particular e o mundo em geral? Um abraço grande Saramar..