UMA BOA LIÇÃO ÀS EXCELÊNCIAS E UM DESEJO DE NATAL

Os políticos brasileiros são como aquela massa escura que, ao se expandir no universo, está afastando os astros, ao ponto da total desintegração (eu vi isso hoje no History Channel e não pude evitar a comparação). A única diferença entre nossos "representantes" e o "buraco negro" cósmico reside na demora de alguns milhões ou bilhões de anos que este precisará para realizar sua tarefa, enquanto aqueles, o promovem diariamente.

A prática dos políticos brasileiros, eleitos pelo povo (que piada!), não só os distancia de quem os elegeu, como desvirtua o próprio sentido da democracia, que permite a conceitual existência de ambos: povo e políticos. Ou seja, vivemos em uma democracia que é solapada por aqueles que afirmam, por ofício, ser os seus representantes.

E o povo?

Ah! O povo percebe bem, o povo sabe que é enganado. Só não sabe como se livrar destes "buracos negros" que estão comendo o sistema democrático.

Um exemplo contundente e, por que não dizer, hilário, da sabedoria popular, foi visto em 08/12, na Assembléia Legislativa de Goiás.

Um "representante" do povo (petista, é claro), no aniversário da Declaração Universal dos os Direitos Humanos, resolveu colocar na lista dos homenageados com alguma dessas medalhas caras e inúteis (atividade-mor dos parlamentos brasileiros), um rapper goiano, Claudinho.

E este rapper, meu amigo, respondeu à altura, cantando (com seus músicos) no cenário que abriga as excelências estaduais, com sua música que você precisa ver (ou ler).


Comoção geral, indignação da maioria dos deputados, enquanto, na geral, o povo gargalhava. Alguém propôs recolher a medalha de tão ingrato homenageado. Para este, porém a tal medalha é "apenas um metal preso em uma cordinha".

Outras excelências, o consideraram cínico, ao que ele respondeu: "quem sou eu para discutir cinismos com estes especialistas?"

Este rapper Claudinho, confesso, lavou minha alma e, tenho certeza, a de muitos cidadãos brasileiros, cansados dos seus "representantes".

Você pode ler a história toda, inclusive com outras declarações dos deputados e do rapper no Diário da Manhã.

P.S. Este deveria ser um post de natal, porque vou ficar fora da rede até o final do ano. Porém, não resisti e tive que contar e mostrar esta história a você.

Mas, mesmo sem lindas imagens natalinas, sem festa ou poesia, desejo a você, um natal feliz e diferente, sem enormes despesas, sem os transtornos comuns a esta época. Desejo a você, à sua família e às pessoas que você ama, que seja possível refletir sobre a solidariedade e o amor, além e, quem sabe, independente dos presentes materiais. Creio que sabemos bem exercitar estes sentimentos, materializando-os em ações (basta ver a resposta dos brasileiros à tragédia de Santa Catarina). Se sabemos fazê-lo com quem está distante, devemos saber também com quem está do nosso lado e que, de tanto ser visto, tornou-se invisível.

FELIZ NATAL!

19 comentários:

Anônimo disse...

De fato, Saramar, se mais pessoas de destaque tivessem a coragem desse rapaz, a vassalagem iria despertando para a realidade.
Boas Festas, muita saúde!

Anônimo disse...

"S" de Saramar, de Saúde, de Sabedoria e de Segurança.

Estive ausente por vários motivos e agora estou retornando.
Ainda não organizei meu novo blog
mas já está funcionando.
Um grande abraço e bom final de semana.

http://ferramula.blogspot.com/

tunico disse...

Feliz Natal!

O Mascate disse...

Saramar, o Rapper deu um tapa na cara da desfaçaytez, mas o que isso adiantou?
Os que estão no poder ainda conseguem pensar um pouco que seja, mas pensam, o povão esse está ajoelhado diante da miséria, não tem inteligência, não tem vontade, não tem organizalção para mudar, enquato o povo for tangido feito gado e trocando voto por comida essa situação nunca irá mudar.
Estamos a mercê de um povo ignorante e indolente que acredita apenas no TER e não no SER.

Feliz Natal e que 2009 seja uma ano de mudanças.

Anônimo disse...

Lendo a musica desse rapper ainda dá esperança em saber que a chama da indignação ainda está acesa em parte da população.

Querida Sara,
boas festas para você e família
Beijos
Stella

Anônimo disse...

Não foi a mensagem que vc queria ( e gostaria ),mas ,pelo menos,mostra que tem muita gente acordada e que dá a cara pra bater,Saramar.

FELIZ NATAL !!

Beijão!!

Ricardo Rayol disse...

Saramar, minha gurua, tenha um excelente natal e recupere suas forças para continuar nos brindando com tantas coisas boas.

Cecília disse...

um belo tapa de luva!!!!
Fantástica música!

Beijão

FELIZ NATAL!

Unknown disse...

UM SANTO E FELIZ NATAL PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA SARAMAR, QUE 2009 SEJA UM ANO DE LUZ PARA TODOS NÓS, SAÚDE E FELICIDADE SEMPRE!

Anônimo disse...

Boa Noite amiga Saramar, nesse NATAL, quero de presente o seu perdão pelos meus erros, minhas omissões, minhas intransigências, minhas rabugices. Quero sua compreensão, sua mão estendida, o calor do seu abraço. Em troca lhe ofereço meu coração, minha amizade, meus braços abertos e minhas orações. Feliz natal pra vc e pros seus .. um beijo grande do amigo carioca guto leite

Deco disse...

Perfeita a música-respota! Precisamos é disso: Verdades. Que o presidente, o congresso, todos os "políticos" desse país venham aqui ler. Um bjo!

Anônimo disse...

Querida Saramar,
Como está você?
Que Deus proteja a tua saúde, porque queremos a tua combatividade, os teus doces versos, a tua inspiração...
Feliz Natal e um Ano Novo renovado de ânimo e perserverança.

Alexandre, The Great disse...

Apesar de tudo, um FELIZ NATAL pra vc também!

Anônimo disse...

Oi linda... passando pra te desejar um Feliz Natal e que 2009 seja repleto de amor, fraternidade, paz, harmonia, saúde e realizações
beijo grande

morenocris disse...

Feliz Natal, Saramar e família.

Beijinhos.

Unknown disse...

Deus a ilumine sempre... Ótimas festas...

Cleber Campos disse...

Querida Saramar. Boas festas e um ótimo 2009 procê e pra família, tá?
Abração

Cecília disse...

Passando para desejar um
FELIZ 2009!

Desejo um Ano repleto de muita Luz, Paz, Saúde, Amor, Fé, Prosperidade, Sucesso, Harmonia, Igualdade, Perdão, Conquistas, Sonhos, Felicidade, Realizações, Esperança, Força, Amigos, Liberdade, Desafios, Solidariedade, Respeito, Alegrias, Humildade, Paz de Espírito, Equilíbrio, Paciência, Sabedoria...

Muito bom ter te conhecido! :)
Beijossss

Unknown disse...

Passando para desejar um feliz ano novo com tudo de bom para você e família! ;-)

Neto