FORA SARNEY


BLOGAGEM COLETIVA

O Brasil não é o Maranhão. Ou será que estou errada? Se não estou, como pode o parlamento brasileiro ser refém de um bando de corruptos como jamais se viu, com a cooperação inequívoca do presidente da república?

Este, já sabemos, venderia a mãe para desfrutar mais 8, 10, vinte anos de mordomias, mamatas, viagens pagas pelo contribuinte e afagos aos seus amigos ditadores à custa do patrimônio brasileiro.

Mas o congresso nacional, senado da república? Onde estão os grandes políticos de outrora, Deus? Onde estão os homens de verdade? Desapareceram no passado, dando lugar a um bando de nepotistas, corruptos, vendidos e vendedores da moral e da ética.

Outro dia, um desses suplentes que poluem a vida política brasileira perguntou em plenário: “qual é a ética deste senado?”. Fiquei imaginando como este termo soa estranho na boca de determinados indivíduos. Fiquei também imaginando o significado da pergunta do tal suplente (aquele do ridículo e horroroso cabelo comprido). Cheguei à conclusão que ética, para pessoas do nível dos parlamentares brasileiros é como uma camisa que se põe e tira ao bel-prazer, de acordo com o clima do dia. Para eles, ela pode ser usada ou não, pode ser mudada a todo momento. Para os políticos da espécie dos sarneys e assemelhados, a ética é algo plural, como é para todos aqueles que a desconhecem ou a ignoram, para aqueles que fingem desconhecer que ela é única, indivisível, singular.

Eles, entretanto, os sarneysentos, como Lula, Collor, Renan, Wellington e outros (muitos outros), ou seja, a fina flor da malandragem política, não se sentem obrigados a praticar os princípios éticos que mantêm a sociedade como um corpo organizado porque se julgam acima de qualquer sociedade, de suas leis, dos seus mandatos. Julgam-se e parecem estar imunes a toda punição por sua conduta à margem dos ditames sociais e legais porque sempre encontram defensores, comprados com os trinta dinheiros ou com a imunda chantagem praticada pelos vermes em que se transmutam diariamente. São os vírus que estão levando a democracia ao estado terminal pois desmoralizaram integralmente o parlamento para manter suas vantagens, para continuarem donos do país.

O Maranhão deveria ser como o Brasil, uma nação em desenvolvimento, apesar dos seus governantes (?); uma nação em busca de transformar seu futuro tão predito em presente de desenvolvimento, à custa do trabalho incansável do seu povo. Entretanto, o que assistimos, hoje, é a rota inversa. O Brasil está se transformando em um Maranhão, pobre e miserável estado da federação, vitimado pela famiglia que privilegia os seus e cruelmente mata, à míngua, os outros, transformados em seus escravos.

Não é isto que queremos. Não é para isto que trabalhamos tanto. Não estamos dando o nosso sangue para sustentar o poder de coronéis ultrapassados e parasitas do suor alheio.

FORA SARNEY e todos os seus “aliados”.

Este post integra a blogagem coletiva convocada pelo DO .

11 comentários:

DO disse...

Torço muito para que um dia as coisas mudem para melhor,Saramar. Porque pra pior jé virou rotina,rss

Beijos e obrigado por sua importante participação.

Marcos Pontes disse...

Celso Furtado, Paulo Brossard, Jarbas Passarinho, Saturnino Braga, teotônio Vilela... Foram tantos os parlamentares valorosos. Comparando-os com os de hoje, Collor, Sarney, Calheiros, Wellington Salgado, fica patente a decadência de nosso Parlamento.

Rosamaria disse...

Saramar, pensei em chegar aqui e encontrar aquele blog colorido e alegre. Será que entrei no blog errado? Mas adorei o que escreveste e como o fizeste! Teu post tá muito legal!
Bjim.

Luma Rosa disse...

Saramar, você expressou muito bem a nossa indignação.

Essas barragens que querem construir no São Francisco, lugar onde o povo está se virando sem os políticos, querem apenas aprisionar na dependência, como fazem com água pelo sertão do país - trocando voto por carro pipa. O exemplo da barragem foi apenas um exemplo de como usam do poder para atrelar o pobre aos mandatos corruptos.

Foi uma maranhense no "luz" e disse "Agora vocês estão sabendo quem são os Sarneys" - Não é de agora. Basta, né?

No meu post relacionei as capitais onde haverá manifestações dia 15, dá uma olhada!

Beijus

Fábio Mayer disse...

O Brasil não é o Maranhão, mas vota como o Maranhão, só isso explica políticos como Arthur Virgílio, Orestes Quercia, Jáder Barbalho, Roberto Requião, Lula, Yeda Crusius, Renan Calheiros, Wellington Salgado e Idelli Salvatti, além de muitos outros...

...ei gostaria de poder colocar a culpa apenas em políticos, maso fato é que chegamos a essa situação porque o povo brasileiro é omisso e gosta de ser enganado!

Sheherazade disse...

Olá!
O Congresso Nacional tem sido palco de situações vergonhosas e indignas de um povo que se respeita, mas beira ao bizarro quando institui uma "Comissão de Ética". Isso soa tão mal naquele ambiente, que a gente até começa a desconfiar que esta foi mais uma forma de achincalhe ao povo.
Vim aqui pela blogagem coletiva e gostei muito de ler o seu indignado post. INDIGNAR-SE É PRECISO!
Um abraço

Anônimo disse...

Acesse o site www.forasarney.com e confira a extensa programação de "homenagens" ao grande lider maranhense no final de semana.
A RECOMENDAÇÃO É QUE TODOS COMPAREÇAM DE PRETO.

São Paulo
Data: 15/08(sábado), l4H
Local: MASP

BELO HORIZONTE
DATA:15/08(Sábado),14H
Local: Praça Sete

PORTO ALEGRE
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: Arco da Redenção

RIO DE JANEIRO
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: EM FRENTE AO POSTO 6 (Orla-Copacabana)

SALVADOR
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: Av. Garibaldi

BRASÍLIA
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: CONGRESSO NACIONAL

GOIÂNIA
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: PRAÇA UNIVERSITÁRIA

MARINGÁ
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: AV. COLOMBO EM FRENTE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

LONDRINA
Data: 15/08 (Sábado), 14H
Local: EM FRENTE AO BANCO DO BRASIL DO CALÇADÃO

CURITIBA
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: CENTRO CÍVICO (SHOPPING MUELLER)

VITÓRIA
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: EM FRENTE AO SHOPPING VITÓRIA

RECIFE
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: AV. CONDE DA BOA VISTA, NA FRENTE DO SHOPPING


SÃO LUÍS
Data: 15/08 (Sábado), 14H
Local: PRAÇA JOÃO LISBOA.

Ozéas disse...

Para mim o Comentário do Jabor foi cirúrgico:

"Amigos. Hoje eu não preciso fazer comentários porque o ex-presidente Collor já o fez por mim. Diante da defesa que ele fez hoje do Senador Sarney, vale a pena ouvir de novo o que ele falou, do mesmo Sarney, em novembro de 1989. Ele disse:

"Minha gente. A nação brasileira não merecia ter no seu instante final manchado pela ambição e falta de grandeza de um dos piores presidentes que o nosso país teve a infelicidade de ter. O senhor, Sarney, sempre foi um político de segunda classe. O senhor nunca teve uma atitude de coragem, senhor Sarney. O senhor pegou uma carona na História, é o responsável pela maior inflação de todos os tempos. O senhor arrochou o salário do trabalhador. Quero que a nação saiba que estou falando de um cidadão de más intenções, que não dignifica o cargo que ocupa. O senhor Sarney passou o tempo todo apadrinhando os seus amigos, os seus familiares, muitos que estão sendo processados por atos de corrupção. Eu gostaria de tratar o senhor com respeito e elegância, mas não posso porque estou falando com um irresponsável, um devastado e um fraco".

Assim falou Collor em 1989, antes de fazer tudo que fez até sair. E hoje amigos, ainda temos que engolir e digerir isso."

Abç

Angela Ursa disse...

Saramar, o Congresso brasileiro foi tomado por uma grande quadrilha. Cada vez fico mais indignada com os políticos do nosso país. Beijos da Ursa

M. Nilza disse...

Não participei da blogagem , mas compartilho as idéias. Muito bom texto

Beijos

Anônimo disse...

Infelizmente o nosso amado Brasil está contaminado em todos os poderes constituidos de bandidos transvestidos de autoridades. O Fernandinho Beira Mar é Santo na frente desses canalhas que usurpão o nosso País. A inversão de valores é tamanha que ninguém viu nada, nada se ouviu, e nada foi visto......As autoridades do Prostíbulo Brasileiro estão fazendo o que querem. Esse canalha do Marco Aurélio Garcia faz o que bem entende e seu companheiro Lula pinguço o aplaude de maneira estonteante.Onde estão os caras pintadas?????? Onde estão os verdadeiros nacionalistas desse País Vilipêndiado??????? Onde estão os Militares das forças Armadas.......Esse País chegou ao fundo do poço.

Meira