A MODERNA DITADURA BRASILEIRA

Se fosse o caso de existir oposição no Brasil, algum oposicionista teria argumentos válidos para criticar os regimes impostos aos cidadãos da Venezuela, de Cuba ou de Mianmar? A resposta é não. O Brasil vive, há mais de oito anos, sob a ditadura dos acovardados, dos corruptos e dos vendidos.

Na civilização ocidental, a principal característica das democracias reside na existência de uma oposição organizada, capaz de incomodar os governantes e, mais importante, capaz de ser a trilha para as manifestações de insatisfação daqueles que são representados pelas câmaras legislativas.

Estados onde a oposição é fraca, omissa ou conivente nada mais são que ditaduras disfarçadas. Governos que consideram a oposição como inimiga, não passam de tiranos disfarçados. Os exemplos deste tipo de oposição e destes tiranos se repetem na história das nações e, infelizmente, o Brasil não aprende.

O vergonhoso congresso nacional brasileiro que, há muito tempo se afastou dos cidadãos, vendeu-se ao executivo, por medo, por interesse pessoal, por fraqueza, por omissão.

Os cidadãos brasileiros são reféns. Em consequência da conduta dos seus representantes – falsos - vivem, hoje, em plena ditadura, tanto quanto os cubanos e os venezuelanos, cujos representantes se venderam ao tirano do momento.

6 comentários:

Ari disse...

Brilhante. Governos que não reconhecem, genericamente, legitimidade na Oposição, são de fato tiranias, donos da Verdade Única. E uma classe política incapaz de se insurgir contra isso, realmente, não é composta pelos "operadores da polis", mas por vassalos e ineptos, salvo exceções isoladas e insuficientes.

Ari disse...

Mas encontrei um argumento muito interessante, realmente um fio condutor:

"A preocupação de todos nós deve ser com a sociedade, a causa, e não apenas com a classe política, o triste efeito."

Não dá para mudar os políticos, mas dá para exigir dos nossos iguais, da sociedade, que mudemos DE políticos.

Ari disse...

Publiquei teu post no RD.
Foi comentado, ou melhor, apresentada a explicação para a tua constatação. Eis:

Em um país onde todos sonegam e roubam, nenhuma oposição resiste a uma devassa fiscal ou mesmo a uma investigação da Policia Federal. Um governo autoritário e sem escrúpulos, como é esse do PT, usa e abusa da Receita Federal e PF (ambas aparelhadas) para calar a oposição. Caso não encontrem crime fiscal, a vida particular é investigada e possíveis casos amorosos em Brasília serão usados como moeda de troca e de chantagem. Esta é a razão do "desaparecimento da oposição" no Brasil.

Anônimo disse...

Nao podemos esquecer de como os jornalistas são cúmplices da ausência de oposição.
Reportagens de jornal reclamam de como a rodovia esta mal-cuidada, de como um gravida teve o parto na rua, mas nunca se da nome aos bois responsáveis pelas irregularidades. O William Bonner só fala: "isso e um absurdo", mas o que ele deveria falar e "Fulano de Tal, você deveria se envergonhar da sua incompetência e descaso", "povo, a culpa de tal coisa e de Sicrano."
Karynne

Moita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Moita disse...

Sarita sempre no foco do que é importante.

Fiquei feliz porque vejo que está voltando. Volte de uma vez. Sinto a sua falta.

Como dizia Zé Cavalcanti: "Oposição e como grama de jardim. Tem o direito de existir, mas não pode crescer".

Essa é a máxima que o poder ditatorial tem como objtivo e usa qualquer arma para conseguí-lo.

1 Cheiro