POR QUÊ?

"Toda ambição é legítima, salvo aquelas que se
erguem sobre as misérias e as crendices da humanidade."
J. Conrad

"Não sou burro nem maluco."
Caetano Veloso


Em Curitiba, Lula afirmou estar terminando o mandato podendo olhar na cara das pessoas e dizer que o Brasil está melhor. Eu pergunto: se pode olhar na cara das pessoas, por que se recusa a olhar na cara daqueles que concorrem com ele ao cargo de presidente? Por que se furta ao debate? Ele só pode encarar determinadas pessoas? Quais são?

O discurso do, ora candidato, ora presidente esclarece que a “questão da segurança pública” , referindo-se à falta dela, decorre da desagregação da família. Assim, segundo o governante (?), o Estado é o último elo na cadeia de violência que vitima os cidadãos em todo o país. Ele deu seu recado: a culpa é das famílias. Deve ser por isso que nunca se preocupou com o combate à criminalidade, inclusive entre o seu staff.

O sábio esqueceu-se de dizer onde estão as raízes da desagregação familiar, ou seja, esqueceu-se do desemprego, do salário ridículo, da falta de moradia digna, da falta de transporte coletivo, de médicos, de escolas de verdade, de perspectivas de melhoria de vida pela via do trabalho e da educação, etc., etc.

Esqueceu-se o candidato Lula da Silva de mencionar aos ouvidos inocentes que todos esses condicionantes da violência são exatamente aqueles que ele e seu partido prometeram combater durante 20 anos de militância política.

A cegueira daqueles que acreditam nesses discursos é inacreditável porque ele sequer finge. Não fez nada pela segurança pública e agora neste discurso, está dizendo que nada fará porque o Estado não é responsável. E as pessoas ingênuas, as vítimas mais constantes da violência o aplaudem depois de ouvir tamanho absurdo.

Os miseráveis deste país podem ser em menor número que o indicado nas estatísticas, mas o número de insensatos, certamente, ultrapassa qualquer mensuração.

10 comentários:

Unknown disse...

Oi Saramar,

Vim visitar tua casinha nova, bem vinda, aqui é mais light e dá pra mudar todo layout e ninguém fica no nosso pé.

O que mais me irrita em Lula é essa mania de acusar Deus e o mundo e jogar as responsabilidades nas costas de todos, ele age como as crianças que tem todos os direitos e nenhum dever e obrigação.

Ignorância, falta de família, falta de formação moral, intelectual, infantilismo, falta de preparo para exercer o cargo, malandragem, não sei como classificar essa atitude.

Com toda essa corrupção escancarada o que eles fizeram foi desenterrar Paulo Maluf, Quércia, Pitta e tantos outros, que levamos anos para enterrar, todos os corruptos do país se sentiram no direito de continuar a roubalheira.

Além de não limpar nada ainda passou atestados de idoneidade aos corruptos anteriores.

Boa semana,

Beijo

Unknown disse...

Parabéns e sucesso no novo endereço.
Um abraço!

Walter Carrilho disse...

Ah, o Brasil melhorou muito. Para a turminha dele a mudança foi ó-te-ma!

tunico disse...

Querida Saramar,
Já atualizei voce no meu blog. Não sumi, não. Estava voltando para Sampa depois da temporada Aracajuana. Demorei 10 dias de carro e fiquei sem acesso internético, o que aliás foi ótimo pois nesta andança pelo interior do Brasil que fiz, nos 3.000 km de estrada, pude ver e registrar o que há de bom e (infelizmente) o que há de ruim neste nosso país. vou registrar devagarinho no blog.Foram mais de 500 fotos e registros em caderno.Deu para ver( e não entender) porque o Apedeuta está ganhando. Aguarde. Agora tenho uma banda larga decente de novo e tempo para escrever.Abraços e benvinda ao blogspot.

Al Berto disse...

Olá Saramar:

Muito pertinente este seu artigo.
Faz interrogações que devem ser levadas em conta.
O debate das ideias, quaisquer que elas sejam, é sempre um forma de demonstrar a razão que assite, ou não, ao interveniente.

Um beijo,

Kafé Roceiro disse...

Serjão me falou sobre a blogagem coletiva, mas viajei! No mais adorei o post e adorei você ter vindo para o blogspot. Beijos do Kafé.

Anônimo disse...

Perdi a paciência com o candidato-presidente. Não consigo ler nem ouvir o que ele diz.
Bjs

Alexandre, The Great disse...

Saramar.

Ele não sabe nem o que fala!

"Segurança Pública" é algo por demais complexo para o Ignorantácio. Sua compreensão demanda a leitura de muitos livros, o que obviamente inviabiliza o seu entendimento pelo "candidato-presimente".

Beijos,

Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. disse...

Sara,

Tem cegueira, não. Safado vota em safado. O cara passou 22 anos prometendo e quando assalta, digo assume, o Poder esquece tudo que prometeu. Abs. Jarbas do Aparte.

Verbi Gratia disse...

Saramar, seu novo blog está ótimo. As postagens então nem se fala. Já atualizei o link no "Verbi Gratia". Fortíssimo e cordial abraço.