A ÉTICA EM DEBATE

"Eleito nas urnas, no primeiro ou no segundo turno, Lula terá de enfrentar, não mais os três candidatos, mas o próprio país que afronta com tanto despudor e cinismo."
Jornal Opção


Lula vive em retiro com seus ministros. Nunca na história desse governo houve tanta reunião ministerial. Mas lá, não se discute o país e seus problemas. O líder se prepara para a campanha do segundo turno.

E vai discutir ética (ai, ai). Já está se preparando para isso.

O primeiro passo já descortina o que virá: a execração de Berzoini, no mais puro estilo eu-fui-traído-não-sabia-de-nada. Afinal de contas, não poderá continuar usando a pele de cordeiro, tendo o carrasco comprador de dossiês ao seu lado.
Porém, não será ele o carrasco do carrasco, claro que não. Trata-se de uma estratégia característica de Lula: ele finge punir, ao mesmo tempo em que defende os companheiros e deixa a punição (?) para terceiros. Ao final, ninguém é punido e os otários de sempre ficam felizes com a honradez, com o "cortar na própria carne" do líder.
Ora, ele nunca sequer imaginou punir qualquer companheiro, aloprado ou não. SeguAlém do mais, tal atitude macularia sua aura de santo, de justo. Veja essa afirmação relacionada a Berzoini:

“Aprendi na minha vida a não tomar atitude precipitada. Não tem nada pior na vida do que condenar um inocente”.
Já declarou logo sua opinião a respeito do dossiê e dos envolvidos nele, inocentando-os. Ah! ética, onde entrará neste debate?

Mesmo assim, a idéia é “desconstruir” o indigitado Berzoini, enquanto, nas altas esferas da pureza paira São Lula, cá entre nós, um santo muito mixuruca porque nunca vê nada.

O segundo passo, já se sabe, será atacar o FHC. Que pena, ele não é candidato. Alguém precisa avisar isto ao Lula. Porém, creio que é meio inútil, pois este tem uma fixação em relação àquele. Imagino o líder olhando um santinho do Alckmin e enxergando o FHC. Seus acólitos já estão começando a seguir os passos reais.

Diante dessas duas condutas, usar e descartar pessoas como se fossem coisas, fingindo puni-las e o ataque dirigido à pessoa errada, já se pode imaginar como será este debate sobre ética.

Confesso-me ansiosa para ver o início e fico imaginando se ele irá tratar apenas do lado teórico do assunto, porque se o cotidiano do líder vier à tona, a coisa descamba para o non sense.

Penso que se Lula partir para a prática, atacando FHC, deveria primeiro perguntar a si mesmo se foi ética a aposentadoria que este último lhe concedeu.

Em relação à ética, centenas de perguntas podem e devem ser feitas ao líder. Difícil será ele responder objetivamente.

1 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Saramar.

O Geraldo tem todas as ferramentas para discutir ética com o Lula num debate. Mas será que vale a pena?

Talvez seja melhor ele deixar o molusco tentar se explicar. Vai consumir todo o tempo e não conseguirá...rsrs