PAC OU PLOFT?


No post anterior, cometi o erro de dizer que o tal PAC é irrelevante.

Não é. O próprio líder candidato a salvar o mundo disse que "o país nunca teve um plano com a abrangência do PAC". Pena que o PAC se esqueceu do agronegócio, por exempo, mas este sim, é irrelevante para o Brasil. E, esses governadores ou deputados, ou estudiosos, ou economistas que tenham "uma crítica aqui, outra ali", segundo o grande líder, "sabem que esse projeto não é projeto do presidente Lula, não são projetos apenas do governo, são projetos para o Brasil".

Se este é o projeto para o Brasil de Lula da Silva, não podemos considerá-lo sem importância justamente porque ele sinaliza o que não será feito para a promoção do desenvolvimento no segundo governo (?) lulo-petista que teima em não começar. Aí reside sua importância.

Já sabemos, então, que não acontecerá nenhuma mudança nas questões essenciais de Estado durante os próximos quatro anos. Já sabemos também que os problemas do país continuarão sendo ignorados pelo presidente de plantão, por seu partido e por aqueles que ele comprou, a menos que a iniciativa privada se lance no mundo de aventuras do lulo-petismo.

Nenhuma reforma está prevista no "abrangente plano". O corte de impostos em alguns setores de infra-estrutura não são suficientes para atrair aqueles que devem pagar por ele: a iniciativa privada. Tal redução não consegue afastar o principal problema no relacionamento entre o governo e o investidor: a confiança. Como confiar, se dias antes do anúncio do "projeto abrangente", o processo de licitação para concessão das estradas federais foi suspenso, quando já estava praticamente pronto, depois de 3 anos de negociações ?

Na realidade, o programa do segundo governo (?) dos lulo-petistas é apenas uma mal ajambrada justificativa para abrir os cofres públicos e, mais grave, tomar dinheiro do trabalhador (guardado no FGTS) sabe-se lá com qual objetivo. O crescimento do país certamente não é.

P.S. do post: lembra-se do líder no início do primeiro governo (?) engabelando os líderes mundiais com a bolsa-esmola? Agora, no início (quando será?) do segundo, essa novidade, o PAC. Choramos, rimos ou vamos assistir o BBB, por sua relevância?

Imagem: Elfi Kluck

Evolua você também!

12 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Bom texto,Saramar.
Realmente o anúncio do "pac" foi a "bomba-ninja" para acobertar a gatunagem no FGTS - último reduto financeiro ainda livre da mãozona sôfrega da cumpanherada.
Sobre o agro-negócio, este realmente é irrelevante para o país. Já o foi no 1º mandato, quando entramos na curva descendente de produção de grãos e fomos "surpreendidos" pela aftosa e gripe aviária, agora então o campo se transformará em autêntica "Terra de Malrboro".

E o povão a sacudir as cadeiras ao som dos tamborins...

Anônimo disse...

Sara, não é justo dizer que eles não possuem um plano :-) possuem sim! não para o país, mas para eles próprios ( governo e oposição ) unidos mais do que nunca.

Anônimo disse...

Oi menina passei pra ler seus texto e deixar um beijo

Anônimo disse...

Olá, prazer em voltar a falar com vc. Tive que formatar meu PC e perdi seus endereços que havia favoritado. Mas agora voltei a fazer com os seus três blogs. Adorei o que vi, como já havia feito antes, e te faço um convite tb, se vc já não está dentro dele: o Overmundo. É um site de cultura e a gente mesmo, todos que lá estão administram a sua execução. Visite lá, cadastre e comece a postar seus trabalhos, vai ser um sucesso como já é aqui.
o endereço: www.overmundo.com.br

abcs

Anônimo disse...

Parabens,SARAMAR.
Sempre muito lúcida e consistente em suas análises.
Vou dizer mais o que??Apenas lamentar que a vontade da carneirada,ops,do povo foi continuar sendo ludibriada.
E agora vão perder seus FGTS.
Bando de imbecis!!
Beijos!!

Cleber Campos disse...

Saramar, ótimas reflexões que nos oferece. É duro viver num país onde deveria se fazer planos de governo e se tem planos de marketing pessoal. Abração

Pata disse...

Saramarsim
Eles têm um mega plano para o Brasil:
Lulalá no trono petrificado para a eternidade.
Quando cair a ficha e incomodar bastante a oposição, talvez tomem uma atitude.
bjs

CAntonio disse...

Saramar,

Nem choro, nem riso, nem velas e muito menos BBB (Banco do Brasil do Batráquio?).

Aguardemos que o país comece a produzir seus Bin Laden.

SDS

Ricardo Rayol disse...

Disse tudo Saramar, já sabemso o que NÃO irá ser feito e isso é preocupante.

@David_Nobrega disse...

Não esqueça, Sramar: a TV digital está inclusa no PAC, logo, na próxima edição do BBB, vc pode sintonizar em sua TV de 15.000 reis.

PELADUZ disse...

Oi gente!

Vcs estão descrente de 5%. Que se passa em vossos pensamentos?

Um crescimento deste de cinco em cinco anos, em cima de estagnação. Até Lulla.

Por favor, até Lulla.

Nomadês.

tunico disse...

Saramar, o foco não é este. Devemos focar sim, no que está por trás. Bater no PAC não fará com que eles mudem o plano. Aliás, eles não bolaram este plano.É um amontoado de idéias que eles pegaram nas gavetas dos ministérios e ordenaram.É uma cortina de fumaça.
Repito: devemos focar no que está por trás.E o que está por trás é um projeto de poder.Em pleno andamento.
Não é teoria conspiratória minha.É real e está acontecendo.Estou fazendo um texto correlacionando teorias e fatos. Assim que terminar, te mando por email.