APAGÃO E OS CULPADOS

A carta dos controladores aéreos divulgada hoje, apesar do tom conciliador (e aceitável, uma vez que são militares impedidos de se manifestar) deixa perfeitamente claro que o governo (?) fez o que sempre faz: afastou de si a causa dos problemas, atribuindo a outros a responsabilidade por sua omissão e irresponsabilidade.

Colocar a vida de milhões de pessoas no ar ou na terra (aviões caem sobre alguma coisa) em mãos de pessoas tecnicamente incompetentes e cortar gastos em área tão sensível, na minha opinião, é um ato criminoso e irresponsável.

Os controladores de vôo têm razão. Eles não podem ser responsabilizados pela inépcia governamental porque, eles sim, têm a compreensão do que sua atividade significa e se preocupam com a vida de todos os que precisam de usar o transporte aéreo neste país.

Este é apenas um exemplo de como funciona a máquina administrativa brasileira.

Enquanto o líder esbraveja, enquanto as autoridades (?) se reúnem, nada de prático acontece e, segundo ouvi nos jornais durante o dia, ainda vai demorar muito para que algo aconteça, no sentido de resolver esse problema e tranquilizar os usuários. Aliás, depois que já sabemos, quando recuperaremos a confiança para voar com tranquilidade?

O governo (?), tão pródigo na emissão de medidas provisórias para qualquer bobagem, demonstra que não tem interesse na resolução deste problema.

Por quê?

Enquanto isso, quem tem aerolula....

P.S. Se você quer saber tudo sobre o assunto, visite o Apagão Áereo.

19 comentários:

CAntonio disse...

Saramar,


Nesse rolo todo, consegui ver um cidadão indignado que agiu como fariam os petralhas, caso o presidente fôsse outro: Usou o Kit cidadão e pixou um bonito "FORA LULA" e foi aplaudido no aeroporto de Brasilia.

Tá começando.....

Ricardo Rayol disse...

Não sei não Saramar. Os caras são milicos. Se não gostam do trabalho peçam transferencia. Só porque irão servir numa base aérea no meio do nada não é motivo para fazer estardalhaço. Uma pena não terem sido presos.

Anônimo disse...

Nada por aqui é sério.

Anônimo disse...

Saramar,

Ao relativizar o conceito de hierarquia das forças armadas, o governo transformou o que era um problema administrativo, em episódio de crise institucional.

Eu acho que os controladores estão certos em protestar, visto que eles não são culpados pelo colapso do sistema de controle aéreo, resultado do aumento da demanda e da falta de investimentos, que, sejamos justos, não vem apenas desde o governo Lula, FHC foi pródigo em abandonar tudo o que não lhe interessava.

Agora, esses controladores são militares, e como tal, NÃO TEM DIREITO A GREVE e à quebra da hierarquia, se bem que o presidente, do alto de toda a sua insuficiência intelectual, acabou por decretar o contrário com nefastos efeitos, inclusive no que diz respeito à insatisfação dos meios militares com seu governo, por esta e por outras razões.

Essa, é uma sinuca de bico, aposto que as coisas ainda vão piorar, porque foram empurradas com a barriga por muito tempo...

Cleber Campos disse...

É brincadeira que essa história venha se arrastando há mais de seis meses. Vê-se a total falta de compromisso do governo com questões tão sérias. Se é para dar um aumento absurdo de salários a parlamentares o governo não manifesta nenhum descontentamento. Abraço

Alexandre, The Great disse...

Saramar.
Que "autoridade" este governo(?) tem para criticar uma greve?
Este mesmo que vocifera suas bravatas contra os controladores de vôo, incitava trabalhadores a greves e piquetes no ABC paulista há alguns anos atrás.
Que povo idiota esse tal de brasileiro...

Sam disse...

É absurdo o modo como o (des)governo lida com os problemas. E chega a ser ofensiva a calma com que o Sr. Ministro da Defesa abre a boca pra dizer q o relatório sairá em 15 dias...como se 15 dias fosse pouco tempo pra o povo ainda suportar esse clima de insegurança e desmando.
.............
Obrigada pelos elogios :)
Tb gosto muito do modo como escreve...é inteligente e direta.
Adoro decorar meu blog com coisas femininas, mas tb detesto as tais fofurices...rssssss
E é claaaro q vou conhecer seus blogs de poemas. Inclusive já li o Rayol falando sobre um deles, mas tinha acabdo de visitar todos os blogs linkados e não conseguia ler mais nada...rssss
Beijão e apareça sempre...pq eu tb vou aparecer ;)

Santa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Santa disse...

Sara querida,

Brilhante como sempre!!! Mas veja só, o Céu não é mais de Brigadeiros. Agora é da CUT. E que os deuses, lá dos espaços siderais, nos protejam.

Anônimo disse...

o problema não está somente no apagão aéreo, mas principalmente no apagão de ação popular.
parece que brasileiro gosta de sofrer

Anônimo disse...

Saramar, grato pela visita... ciro gomes , como vc diz , tem todos os atributos para ser sucessor desse lulo -petismo rastaquera... pois ele não é um especialista em falar sobre tudo o que não conhece com uma cara de sábio??? boa semana e que fiquemos longe dos apagões de qualquer espécie

Regina disse...

SARAMAR, LEIA ISTO, E URGENTE E DIVULGUE EM SEU BLOG, ESTA E ALUZ NO FUNDO DO TUNEL.....Rio de Janeiro – 31 de março de 2007.



Ten.-Brig.-do-Ar Ivan Frota

Presidente do Clube de Aeronáutica.

Fonte: http://www.reservaer.com.br/introducao/avisos/impunidade.html

Defensor disse...

Saudações

...aliás este governo não demonstra interesse em resolver quaisquer problemas, por mais simples que possam ser... ou seria incompetência mesmo!?!?

Abraços
Boa semana!

Ronaldo Santos disse...

Apagão??

Mas eu não estou vendo nada!

Anônimo disse...

Já dizem por ai que tudo é plano maquiavélico da corja petista,SARAMAR. Deixar o pau comer pra vir forte depois e justificar os abusos.
A conferir
Beijos!

Anônimo disse...

Os jornais só falam disso, a quebra da hierarquia militar. Algumas pessoas comentaram comigo, no Blog ou pessoalmente, criticando a decisão de Lula, que teria sido "frouxo" no confronto com os controladores de vôo. Chegaram a lembrar a situação aparentemente semelhante vivida por Reagan, no Estados Unidos, que resolveu o problema demitindo mais de 11 mil controlares e colocando outros em seus lugares. Alguém lembrou na CBN, esqueci o nome, que Lula teria agido contra a Constituição, que proíbe greve entre militares. Ok, concordo que a quebra da hierarquia militar é grave. Mas vamos lançar outro olhar sobre a questão. 1) Essa estrutura militar do controle aéreo é uma invenção da ditadura militar, totalmente insustentável nos dias de hoje. 2) A hierarquia militar foi quebrada no momento exato em que o comando não teve capacidade de controlar os controladores, nem mesmo com a ameaça de prisão. 3) O exemplo americano não serve, porque a estrutura de lá não era militarizada e porque o presidente contava com alguma reserva e ainda teve tempo para formar novos controladores; ainda assim, os controladores americanos conseguiram 110% de aumento. 4) Greve de controladores de vôo é comum no mundo inteiro. 5) A Constituição estava sendo rasgada pelos controladores que se aproveitaram de uma estrutura superada e de um momento especial que deixavam o país de mãos atadas. 6) Por mais que tivessem muita razão em suas reivindicações, os controladores foram irresponsáveis - ou talvez tenham sido irresponsáveis os diversos governos que permitiram essa situação. 6) A crise aérea não poderia continuar, colocando o país em situação desesperadora, sem outra saída que não fosse a alternativa de bom senso determinada por Lula. Colocado tudo isso, é preciso, primeiro, que os comandantes militares reconheçam sua total incapacidade de gerenciar a questão. E é também o momento de desmilitarizar o controle aéreo e formar novos profissionais, além de investir em equipamentos e novas tecnologias. Tudo com urgência, mas sem precipitações. Acima de tudo, não devemos nos deixar levar por qualquer sintoma de frenesi golpista

ANGinUSA disse...

Saramar... concordo contigo. Quem controla nossa vida num momento tão delicado, deve receber melhores condições e salários. Mas melhores salários só o do governo (?), capicce?

Alexandre, The Great disse...

Saramar.
Hoje elle diz que foi "apunhalado pelas costas"!

De novo? Putz... e não morreu ainda?
Coisa ruim, hein?

tunico disse...

Alexandre, ele ficou numa sinuca de bico. Vai precisar de muito bico doce para não ser processado por Crime de Responsabilidade no STF.