COMBATE À CORRUPÇÃO?

A Carta ao leitor de Veja tem o sugestivo título de "Só a PF não resolve", lembrando que o combate à corrupção não se resume às ações policiais.

Creio que esta característica do "combate à corrupção" made in Brazil reflete perfeitamente o jeito lulo-petista de governar e apenas confirma a deteriorização das instituições públicas brasileiras.

Depois do mensalão e da impunidade que se seguiu, sem qualquer reação popular ou institucional no sentido de dar um fim à atuação dos corruptos, muitos dos quais estão ainda mais poderosos que antes, o combate à corrupção tornou-se uma piada de mau gosto, além de onerosa.

A mentira cresce à medida que as máscaras de mais e mais "autoridades" e outras nem tanto vão sendo desvendadas. Por isso, digo que o combate à corrupção é uma piada.

Sim, onerosa, porque pense bem no custo de cada uma das operações policiais, além dos passeios aéreos com os "suspeitos", todos liberados, como qualquer ladrão de galinha NÃO É. Nós estamos pagando por isso.

A tolerância com o crime virou a marca dessa época. O próprio presidente da república, à época do mensalão, apressou-se na defesa de companheiros envolvidos que, como se viu depois, eram culpados. Agora, continua no mesmo ritmo, defendendo até ditadores malucos e seus atos totalitárias. Os parlamentares brasileiros vão na mesma linha do líder, principalmente quando seus pares são denunciados.

Não existe nenhuma política de combate à corrupção no país. O que há é apenas ação policial, aqui e ali cujos resultados, muitas vezes, surpreende até seus executores. A própria operação navalha, como se sabe, teve os efeitos que vimos quase por acaso.

O que anda ocorrendo neste país é perigoso de duas formas: a primeira se refere ao fortalecimento do Estado policial, típico das ditaduras, no qual a polícia assume poderes maiores que os previstos constitucionalmente.

O segundo, em vista da impunidade jogada diariamente na cara dos cidadãos, em vista do corporativismo imoral que protege mentirosos e corruptos integrantes do governo, pode levar (e espero que leve mesmo) à revolta da população, cansada de ver criminosos travestidos de santos, enriquecendo às custas dos impostos que pagamos.

12 comentários:

Unknown disse...

Saramar minha querida, pior que temo que a idéia deles seja essa mesmo... nada presta, todas as instituições estão podres e só um regime autoritário poderia limpar tudo. Já vimos esse filme em 64 e estamos prestes a revê-lo em nova roupagem com os lulapetistas no lugar dos militares, dá pra ser pior?

Feliz dia dos namorados

Beijo

Anônimo disse...

Eu vejo , por informação também, que as escolas andam tentando ensinar ética e honestidade, que a televisão aberta está tentando fazer programas ressaltando a honestidade do brasileiro e os programas dedicados a crimes e bandidos acabaram por falta de telespectador querendo assistir.Os filmes de violência e ensinando a roubar e matar bem como os filmes brasileiros dedicados à prisões e malfeitores próprios do cinema nacional estão fadados ao desaparecimento porque ninguém aguenta mais tanta propaganda à violência. O mal é grande mas temos esperança.

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Quando abriu-se a página e vi para quantos blogs escreves, fiquei pensando no quanto teu tempo deve ser bem administrado... Parabéns!!!

Tenho andado ausente, mas em função da universidade. Em brve estarei de férias e por uns dias apenas, poderei tentar colocar as letrinhas e vistas, em dia. Por hora aproveito para te agradecer por tua presença sempre tão bem vinda e te convidar para voltares a nos visitar, sempre que desejares.

É bom te receber!!!
Beijos,
Cris

Anônimo disse...

Voltei!!!
Estou de volta minha gente, obrigado pela compreensão... A partir de agora texto novo todos os dias... Abraços a todos.

Santa disse...

tb voltei!!! rsss

Sara, obrigada!

Olhe estou cada vez mais convencida que a Sicília dos chefões da máfia é aqui...Que instituição pública é atualmente confiável, isenta, no Brasil?!...

Bjs

Anônimo disse...

Desculpe,SARAMAR,mas acreditar em revolta do povo,eu não acredito não. O bonde já passou e até reelegeram um monte de safados .
Esperar o quê de um povo destes???

Beijos!

Ricardo Rayol disse...

Disse tudo Saramar, um show pirotécnico e deu.

Unknown disse...

Saramar, o outro irmão e um tal primo "oculto" também aparecem nas gravações da PF, não falta nada, a família metralha esta completa.

Não espero mais nada...

tunico disse...

Saramar querida. Vamos tentar simplificar as coisas.Não é estudo sociológico mas explica um pouco. Podemos dividir a sociedade civil em 3 extratos por faixa de renda:
Classe pobre, classe média e classe rica.
A classe pobre está sendo afagada pelo discurso oficial que promete melhoras e pelo assistencialismo porisso não age.
A classe média está todo dia tendo que batalhar a vida.Matar um Leão por dia para não perder o status-quo( e olhe que muitos já perderam e tentam recuperar sem sucesso) e acaba se dispersando dentro de seus problemas que não são poucos.
A classe rica não está nem aí,pois o regime econômico lhe favorece.
Esse é o Brasil de hoje.Tenho a certeza que muita gente se indigna com toda a podridão mas também tenho a certeza que essas pessoas acabam se convencendo de que não há nada a fazer pois assistem a impunidade passando na frente de seus olhos.
Assim sobra pouca gente para reclamar.

Unknown disse...

Saramar, sem querer desmerecer os analfabetos políticos mas acho que o voto, pela sua importância, deveria ser dado somente por pessoas instruídas que não se vendem por cestas básicas e coisas afins.

Anônimo disse...

Saramar.

"...em vista do corporativismo imoral que protege mentirosos e corruptos integrantes do governo, pode levar (e espero que leve mesmo) à revolta da população".

O trecho do seu ótimo artigo ratifica aquilo que a História nos ensina, e já declarei aqui e nos meus escritos algumas vezes: SÓ A GUILHOTINA! Não existe nenhum registro de transformação social na História humana sem um precedente derramamento de sangue.

É triste? Sim.
Lamentável? Também.
Mas inexorável, acima de tudo.


Alexandre, The Great

Anônimo disse...

Não consigo ver quem pode nos ajudar nesse pais. Em todo lugar existe corrupção: política, polícia, setor privado, setro público, etc e tal. A quem recorrer???
O negócio seria a população precionar para q a coisa melhorasse. Mas brasileiro é pasivo. E a educação, q seria nossa base está ladeira abaixo...
Beijos