JUSTISSIA (COMO DIZ O RAYOL)

Blogueiro não tem sossego mesmo, principalmente esses blogueiros que ousam afrontar "poderosos", como se viu no caso da Alcinéia.

Vou lhe contar uma historiazinha sórdida que anda acontecendo em Rio Branco (AC).

Um moleque desses filhinhos de papai, no caso, mais especificamente, netinho da vovó, resolveu expor para o mundo, o quanto de vento há em seu pequeno cérebro.

Foi assim: inaugurada a bela estátua de Juvenal Antunes, cultuado poeta acreano, o tal moleque aka Marombinha resolveu escalá-la, levantando-se sobre algumas latinhas de cerveja. Tudo devidamente fotografado e exposto na página do alpinista de estátua do Orkut. Logo depois, o livro que integrava a estátua foi (pasmem) roubado .

Ocorre que, no meio do caminho, havia um blogueiro daqueles impenitentes, que não pode ver um malfeito, Altino Machado, que me honra com sua amizade. Vai esse blogueiro e publica a tal foto (retirada do Orkut, lembre-se) e publica em seu blog, criticando o alpinismo do tal Marombinha. Pra que, gente? O high society acreano veio abaixo, ou melhor, foi para cima do blogueiro.

Como? A família do Maromba (neto da professora Iris Célia Zannini, que preside o Conselho Estadual de Educação por mais de 30 anos) entrou na justiça contra o blogueiro alegando que a foto não poderia ser publicada porque o jovem alpinista é menor de idade. Uma promotora da infância e juventude (quem mais?) abriu ação no Ministério Público contra Altino, exigindo a retirada da foto e ainda pagamento de multa. O blogueiro, teimoso que só ele, disse na cara dela que não retira coisíssima nenhuma. Esse é dos meus!

Ora, minha gente, por que o "dimenor" pode publicar a foto de sua façanha depredadora pavoneando-se no Orkut, e o blogueiro não pode republicar a tal imagem?

Aliás, por que a promotora não questionou a atitude de Maromba, o desrespeito à imagem do Poeta, o desrespeito ao patrimônio público e a própria existência a página do "dimenor" o Orkut, o que é proibido? Todo mundo sabe que só "demaior" pode ter página naquele site. Não fez nada disso porque, como sempre, neste país, o culpado é o mensageiro.

Peço que manifeste sua solidariedade, divulgue esse absurdo e visite o blog do Altino.
Obrigada.

13 comentários:

Alice Matos disse...

Querida amiga...
a falta de civismo é uma peste que se vai alargando por todos os lados... É terrível...
Beijinhos para ti...

João Bosco disse...

Todos são iguais, mas é claro que alguns são mais iguais que outros.
Coisa dos "Brasis".

Anônimo disse...

Saramar.
Irei lá "ver" isso de perto.

Beijo,


Alexandre, The Great

Anônimo disse...

Creio, senhora, que neste caso e tantos outros Paiz Brazil a fora, solidariedade não é o bastante e muito menos resolverá qualquer situação que se considere injusta, indigna ou inadequada. Há um sinal amarelo - ou vermelho - aceso quando o neto de uma professora dá-se por depredador de patrimônio cultural e público, fato que apenas evidencia a necessidade urgente de que algo de concreto e imediato seja feito para que se mostre ao Paiz Brazil o quanto de indignação existe no coração do povo. Depor o sr. da Silva, por exemplo, seria o primeiro passo para um novo recomeço. Em que bases? Como começar de novo? Quem ordenaria o caos administrativo e moral em que o Paiz Brazil se encontra? Creio que são perguntas como estas que merecem a reflexão, o apoio e as respostas do povo brazileiro. Saúde e paz.

Ricardo Rayol disse...

Isso que eu chamo de inversão tosca de valores. Ninguém deu uma dura no alpinista? Será que ele perdeu sua mesada? VTNC.

Anônimo disse...

Com certeza a família fez algo, pq isso aconteceu há vários meses, e ele não quebrou, danificou a estátua, o altino levantou a questão novamente por causa da audiência, afinal o Altino pensava que nada ia acontecer. Para vcs terem uma idéia nas repartições públicas, o acesso a blogs é restrito, somente o do Altino pode, Porque será?
E qt a exposição do Maromba, acho bonito para cara dos Jornalistas terem essa atitudo de expor o menino nos 4 cantos do país.
Não vi isso acontecer com o menino que arrastou uma criança por 7 km, não vi isso acontecer com os meninos que espancaram aquela senhora, não vi isso acontecer com aqueles meninos queimaram o índio.
Mas estamos aqui discutindo pq um menino sentou na cabeça de uma estátua
O maromba tá pagando pela vaidade dos outros.

Anônimo disse...

Não conseguem vislumbrar que o Altino cometeu um crime, ele vinculou a imagem de um adolescente na rede. tá o menino tem orkut, quem não tem?
mas é diferente eu pegar uma foto da sua filha, subindo em uma estátua e vincular p/ o mundo todo sem autorização, e depois que vou procurar a justiça, os jornalistas se unirem e começar um movimento contra o adolescente.

@David_Nobrega disse...

Parafraseando o Rayol copista, VTNODC

Bjs

Anônimo disse...

Vou lá, no Altino, deixar minha solidariedade. Vou, também, chamar a atenção para o caso.

Anônimo disse...

li sobre isso no Josias e fui ver o blog, até comentei no meu sobre isso.
o *di menor* está errado e deve ser punido, e o blogueiro deveria estar melhor preparado para essa pendenga, afinal não é fácil brigar com essas famílias poderosas (sic)

Anônimo disse...

O caso da Alcinéia é emblemático: o Senador (?) Sarney se irritou (para efeitos legais, claro...) com um comentário que alguém deixou no blog...
É aquela velha história dos poderosos dos grotões que não admitem ver sua autoridade questionada!
Nesse caso, vou dar uma de Lula: pro inferno a "zelite" acreana. Vou lá no blog do Altino ver o que está ocorrendo.
Um beijo e uma boa semana, Saramar!

(Ah sim, e a propósito do comentário anônimo do ANÔNIMO, tudo isso ocorre por causa dessa "coisa" chamada ECA, que nem os juristas conseguem colocar em prática. Pro ANÔNIMO, menor bom é o menor delinquente que tem família, orkut e outras babaquices...)

Anônimo disse...

Quanto mais eles tentam nos calar, mais alto a gente fala.

Anônimo disse...

A falta de cultura é gritante: primeiro pelo texto cheio de erros de português, e, depois pela ignorância sobre o assunto em pauta. Esse blogueiro cometeu um crime, assim com fez também o escalador de estátuas. Não pode um crime ser tolerado para repercutir outro de natureza idêntica ou diferente. O fato de criminoso fazer apologia de seus feitos na internet, não dá o direito de blogueiro utilizar dessa mesma imagem a pretexto de querer-lhe dar uma lição de moral. É contra os princípios de integridade da privacidade alheia. Está na lei e é assim que deve ser feito e tratado. Assim, eu também julgaria esse caso.