O FUNERAL DA CPMF E AS MENTIRAS EM TORNO DELA!

CÉSAR MAIA
(que disse tudo...)


1. O golpe final à CPMF veio quando o senador Jereissati leu -já no final- em plenário a carta do ministro da fazenda,desmentindo o que os representantes do governo diziam que era o conteúdo da proposta. Lula mentiu até o ultimo momento. Não eram 100% para a saúde, mas progressivamente até 2010. Mentiram deslavada e com firma reconhecida.

2. A proposta de 100% para a Saúde era uma farsa. Hoje o orçamento da União aplica esses 40 bilhões de reais em Saúde. O que os espertos do governo queriam era uma simples troca de fonte: de outros tributos para a CPMF sem mexer em nada.

3. Qualquer estudante de economia sabe que quando se reduz um tributo (escola da economia de oferta), os recursos vão para a sociedade. Esta gasta ou seja consome, investe, poupa, ou aplica estes recursos. Sobre este gasto incidem os tributos existentes -a renda, ao consumo, ao produto, ao serviço, às operações financeiras, etc... Provavelmente com uma velocidade de circulação maior que o uso anterior pelo governo. Portanto sobre o valor da CPMF transferido automaticamente, incidirá no mínimo a carga tributária atual de 37%. Ou seja: retornam ao governo -de forma segura- e por tributos muito mais justos- pelo menos uns 16 bilhões de reais. Pelo menos.

4. Espera-se que os bancos reduzam na margem a taxa de juros pois a carga tributária sobre a movimentação financeira diminuiu.

5. Espera-se que Lula tenha aprendido a lição e respeite o Congresso Nacional e a Oposição. Recebeu aulas de democracia e de economia, no episódio. Ganhou o Brasil!

6 comentários:

Fábio Mayer disse...

Ele disse tudo mesmo.

O governo prometeu se empenhar pela reforma tributária... em 2004, aprovada então, aquela prorrogação da CPMF... e não cumpriu.

Prometeu se empenhar...e nem isso... e queria que acreditassem que iria aplicar dinheiro aqui e acolá depois de se aprovar uma emenda sem qualquer restrição do uso das verbas?

O pior, é que teve gente da oposição que estava disposto a acreditar nisso!

Letícia Losekann Coelho disse...

Olhei a sessão ontem...nunca me diverti tanto....vários discursos todos pelo povo!!! Mas no final a CPMF caiu...graças!!
beijos meus

Stella disse...

Lula pensou que iria vencer, não conseguiu, mas ao final quem irá pagar a conta seremos nós, como sempre!
já falam no retorno da dita para 2008!

Carlos Emerson Junior disse...

César Maia está certo! O governo tratou a situação com soberba e desdém e... entrou pelo cano!
Mas os caras não aprendem, logo, logo arrumam outra!!
Beijos.

http://blogdocejunior.wordpress.com

Anônimo disse...

O Pinócchio não aprendeu nem a falar ou escrever,SARAMAR. Certamente não vai aprender esta lição também. Sua arrogância é maior que tudo.
Beijos!


http://www.ramsessecxxi.blogger.com.br

Ricardo Rayol disse...

contra numeros não há argumentos, apesar que acho que a roda da fortuna da renda proveniente do dinehiuro será amior que 37%