UMA PÁSCOA PARA O NOSSO PAÍS


"Tão tudo lá no pasto
Comendo e drumindo,
Acordando e vagando prá ninhum lugá.
(...)
Todas nossas coisa tá na lama
Virou um brejo nosso quintar."
David Nóbrega, no belíssimo poema
Monção


Não somos deuses, não temos a completa visão dos fenômenos, dos fatos determinantes para nossa vida. Por isso, precisamos de símbolos que possam representar o passado, o presente e o futuro, funcionando quase como um amuleto, ou como a materialização da esperança sobre a regularidade do mundo.

A páscoa é um desses símbolos ou o momento simbólico que nos remete à transformação, à superação da dor e da morte. Creio que nunca precisamos tanto desse símbolo como agora para exercitar o desejo de transformar nossa realidade, tornando concreto o que é apenas anseio.

Rubem Alves disse certa vez que “hoje ninguém está sonhando. Não há ninguém que faça o povo sonhar”. Talvez a páscoa seja a ocasião propícia para começarmos a mudar esta triste condição e voltar a sonhar, de ir à busca da renovação.

Precisamos começar a transformar o nosso país, retirando-o das impuras mãos dos aproveitadores, dos vampiros e dos desonestos.

Precisamos começar a transformar nossas atitudes diante da injustiça, da ilegalidade, da comédia de horrores em que somos coadjuvantes. Temos que ser protagonistas do nosso destino.

Precisamos começar a transformar nossas escolas, limpando-as das teorias arcaicas e perigosas que ensinam o desrespeito, a irresponsabilidade e a inércia.

Precisamos começar a transformar nosso futuro agora, antes que as hordas insanas e sádicas tomem de vez o nosso país.

Desejo a todos a mais feliz de todas as páscoas, envolta pela paz mas também pela reflexão profunda sobre esse seu significado: TRANSFORMAÇÃO.

FELIZ PÁSCOA!

9 comentários:

Marcos Pontes disse...

Feliz Páscoa!
Saramar, pecisamos conversar sobre a proposta do David. O cara tá na maior empolgação e eu tô achando ótimo.

João Bosco disse...

Boa Pascoa para você.

Anônimo disse...

Transformação é o que precisamos. Pra melhor é claro. Uma ótima páscoa pra você e pra família.
Abração

Letícia Losekann Coelho disse...

Feliz Páscoa lindona!!! Aparece que o David tá empolgadíssimo atrás de ti!
beijos

Anônimo disse...

Saramar, Feliz Páscoa e uma ótima semana.
Beijos.

Anônimo disse...

Que suas palavras sejam abençoadas,SARAMAR.
Beijos!

@David_Nobrega disse...

Nossa, sou citado no texto e nos comentários. Depois que fico metido a besta, vão falar que é sem motivos!

Anônimo disse...

Saramar:
Realmente, o sonho é importante, pois é a partir dele que se chega à realização. Também são importantes os símbolos e a Páscoa, neste sentido, é propícia a que pensemos em mudança e transformação.

Anônimo disse...

O significado da Páscoa é bem bonito né, mas creio q hj já virou puro consumismo. Chocolate, chocolate, chocolate...E o governo enche os bolsos com os impostos em cima dos ovos...
Beijos