ANO NOVO, VIDA NOVA

Lendo um destes best-sellers atuais, vi uma afirmação que deveria ser comum, que parece comum e, no entanto, pode não ser. Trata-se da simples frase: “os filhos foram embora viver sua vida”. É uma bobagem, eu sei, mas, nesta passagem de ano, fiquei refletindo sobre filhos, vida e, principalmente viver.

Muitos filhos vão “viver sua vida” e a gente até pensa que é a maioria, mas não se iluda, não é.

Há filhos cujos pais os impedem de “viver sua vida”, aprisionando-os em modelos antigos e repressores, como era moda lá pelo início do século passado, usando, como grilhões, a ignorância, a desinformação. Estes querem, mas não sabem o que é viver.

Há filhos que os pais queriam vivos, na mais completa acepção desta palavra, crescendo, aprendendo e se tornando um ser capaz de enfrentar este mundo e, no entanto, foram impedidos pela trágica irresponsabilidade de outros. Estes vivem, merecem viver e, entretanto, não podem.

Há os filhos cegos, porque se acostumaram ao relativismo moral dos seus pais, que fecham os olhos para toda imundície. Estes desprezam o que é viver.

Há os filhos que, apesar de tudo o que os pais tentam fazer, transformam-se, ora em parasitas, ora em monstros. Estes desvirtuam o viver.

E há os filhos que, apesar daqueles que se julgam “pais”, conseguem continuar seu caminho de luta, trabalho, responsabilidade, honestidade e respeito pelos outros. Estes sabem, valorizam e praticam o viver.

Acredito que estes últimos são representativos da maioria dos filhos do Brasil.

Sempre digo que sou uma pessoa cheia de esperança. Por isso, apesar de dizerem, por aí, que o povo brasileiro merece as afrontas, os abusos, as ilegalidades e o desinteresse que recebe daquele forjou a imagem de “pai” e daqueles que seguem este modelo de governar (?), continuo afirmando que não merecemos. O povo, em sua ignorância e simplicidade, é o filho traído do mau “pai”.

Por acreditar nisso, é que penso que este ano novo, esta nova década, poderão trazer outras luzes para os filhos cegos, poderão começar a mostrar que não precisamos se submetidos à mentira constante, à escuridão.

Neste novo ano, amigos, reafirmo minha crença no povo brasileiro porque, finalmente, iremos nos livrar dos falsos líderes, dos aproveitadores, dos desonestos “defensores dos pobres”.

Acredito que, depois de tanta vergonha, de tanta corrupção, de tanta mentira, 2010 será sim, um novo ano.


DESEJO O MAIS FELIZ DOS ANOS A TODOS OS MEUS AMIGOS E AGRADEÇO, COMO SEMPRE, PELO PRIVILÉGIO DE MERECER A AMIZADE DE CADA UM.


P.S.: Agradeço especialmente a todos os amigos que me apoiaram e apoiam sempre, com o carinho, a presença e a lembrança, desde que fiquei doente. Sem eles, eu não estaria tentando continuar aqui. Muito obrigada.

3 comentários:

Guto Leite disse...

Carece de agradecimento não minha linda .. amigo é pra essas coisas .. estou e estarei sempre contigo .. nos momentos bons e tbm nos ruins .. só tenho que agradecer o fato de poder desfrutar da sua amizade .. um beijo grande do amigo carioca .. guto leite.

Bruno Kazuhiro disse...

Saramar,

Obrigado pelo comentário e pelos elogios no Perspectiva Política.

Realmente é um absurdo essa falta de responsabilidade e comprometimento.

Volte sempre ao Perspectiva!

Bruno Kazuhiro
http://perspectivapolitica.com.br

Odele Souza disse...

Querida Saramar,

Foi muito bom dividir com você algumas emoções durante oa no de 2009. Foi muito bom contar com sua bonita forma de escrever e transmitir sentimentos.

Muito obrigada pelo link direcionando ao blog de Flavia. Muito obrigada por sua amizade que me é muito importante.


Um forte e carinhoso abraço.

Um bom 2010 pra você e seus entes queridos.