INDIFERENÇA


Imagem: Márcio Fernandes/Agência Estado

O mundo inteiro está comovido com a tragédia brasileira ocorrida nesta passagem do ano, como demonstram as manchetes de vários jornais estrangeiros. A própria OEA enviou mensagem de solidariedade ao presidente do Brasil.

Cada um dos brasileiros está, neste momento, sentindo a dor da tragédia; cada um chora pelas vítimas, condoendo-se entre suas famílias pelas perdas inimagináveis que as abalaram e pelo futuro delas, transtornado e, em muitos casos, totalmente destruído.

A tragédia que abalou e entristeceu todos os brasileiros, guardadas as proporções, faz lembrar o terremoto de Áquila, principalmente pelo número enorme de pessoas que perderam tudo: parentes, o lar, o próprio lugar onde existiam, transformado em buraco ou lama, ou nada.

Quando do terremoto em Áquila, o primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi (por controverso que seja) cancelou a viagem que faria a Moscou e foi comandar o socorro imediato às vítimas. Tal atitude é mera demonstração de populismo? Pode ser, porém foi importante para os cidadãos, naquele momento terrível, porque a presença do líder significa um compromisso com aqueles que estão sofrendo, frágeis e sem rumo.

A tragédia brasileira provocada pelas chuvas, entretanto se parece mais com o Katrina. Não pela proporção do desastre, mas pela comoção que não conseguiu provocar nas autoridades principalmente, no presidente Bush. Aqui, o desinteresse das autoridades pelo sofrimento dos cidadãos é idêntico, seja a secretária de assistência social, Benedita da Silva, seja Sérgio Cabral, ora governador do Rio de Janeiro, seja o Luiz Inácio da Silva, ora presidente do Brasil (que, todos sabem está em férias, descansando, antes na Bahia e agora, continua descansando no Guarujá, até o dia 11 de janeiro, segundo sua agenda).

Estes indivíduos se dizem representantes do povo que os elegeu. Pelo menos um deles, Luiz Inácio da Silva, usa o cargo público que ocupa para refestelar-se no lazer, à custa do dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos, devidamente acompanhado pela primeira inútil. Enquanto ele se deleita, estes mesmos cidadãos, que sustentam sua vaidade, estão chorando e sangrando sobre os escombros de cada vida que ele, o “defensor do povo”, por não saber respeitá-las, não se dignou a confortar.

3 comentários:

Odele Souza disse...

INDIGNAÇÃO. Só mesmo esta palavra para representar o que nos causa a indiferença das autoridades para com as vítimas das tragédias aqui mencionadas por você. O Presidente está em férias... Os demais parecem estar também.

Beijos querida e bom 2010 pra você.

Fábio Mayer disse...

A Marinha, cujo orçamento é contingenciado de uma tal forma que as vezes não tem dinheiro para o rancho dos recrutas, gastou 1 milhão de reais para reformar a casa onde o Sr. presidente estpa hospedado... isso exemplifica bem a situação.

Guto Leite disse...

Não só a Marinha gastou .. a Aeronautica desembolsou uma quantia espressiva para que o nosso asno maior pudesse desfrutar de voos mais tranquilos .. a compra do novo avião presidencial custou bem mais que um milhão .. enquanto isso a gente vai definhando a mingua .. nessa terra onde so os fu,,,,, e favelados tem vez .. isso sem contar com o presidente e a sua trupe.. um beijo grande do amigo carioca .. guto leite