HÁ SIM, ESPERANÇA



A obscuridade, como uma fera, nos vem em cima.
Os tratantes em aliança fazem caixa,
Colocam sobre os que suam, pesos que não agüentam,
Excluídos humanos são os que já não compram.

Não obstante as cores voltam no seguinte dia,
e todos saímos com alguma pequena bandeira,
como uma tentativa de remendo contra os que criamos
e roubaram nossos sonhos.
Vilma Vargas Robles


Com este belo poema da costa-riquenha Vilma Robles, traduzido para mim por meu querido amigo Spersivo, eu digo que é hora de sair com uma “pequena bandeira”, que as grandes são difíceis de carregar.

É hora de mover a alma, as pernas e a voz em busca de mudanças que, a princípio, tímidas poderão, aos poucos e constantemente, significar o retorno à moralidade no país onde “não se faz política sem meter a mão na m...”, conforme se ouviu há algum tempo. É hora de restaurar o verdadeiro conceito da palavra ÉTICA, tão desgastado pelo uso abusivo em qualquer boca, principalmente naquelas que mais o desconhecem.

Para ser perene, a mudança deve ser construída em bases sólidas e, no caso do nosso país essas bases estão na educação e na conscientização sobre nossos direitos e deveres. Os nossos e os deles, aqueles que foram eleitos para nos representar que, ao que parece, tomaram o chá do esquecimento e nos viraram as costas.

A bandeira que devemos carregar, com os braços que temos, é a de lutar pela construção dessas bases. Nossas vozes devem se fazer ouvir em busca dos meios para erguê-las, firmes e fortes.

Já consideram os blogs como o quinto poder (depois dos três poderes legalmente constituídos para governar o país e da imprensa).

Então, alguns cidadãos (Sônia do blog SSRJ, Gilrang, Saramar, Rayol, Cláudia, Jorge e David) resolveram se unir e colocar o primeiro tijolo, utilizando este poder que nos atribuem. Vamos usar nossa voz para incentivar, cobrar, pesquisar, difundir informações e influenciar pessoas, no sentido de despertar nelas, o desejo da mudança. Vamos usar nossa voz mais equilibrada, sem preconceitos, sem radicalismos, sem agressões e, principalmente, sem ligações com qualquer partido político (ainda existem?).

Somos poucos? Somos sonhadores? Sim, somos. Mas é dos sonhos que se constrói a realidade. É de nossas esperanças que nascem todas as ações. E, como formigas, iremos fazer a nossa parte na tentativa de mudar esse país. Quem quiser e estiver de acordo com o nosso “jeito de ser”, que se junte a nós, ao movimento que está nascendo cheio de sonhos, esperanças e vontade.

P.S. do post: Vejam a história desse início nos blogs citados acima.

17 comentários:

Ricardo Rayol disse...

Saramar, como sempre você é de uma delicadeza ímpar. Mas, e ai um grande mas, não me considero líder nem nada muito menos um idealista. Sou muito pragmático e quero que aqueles porcos vagabundos deixem de me roubar e trabalhem. Só espero que meu modo de ser não vá de encontro ao movimento rs

Clau disse...

Saramar, somos 7 até agora, um número cabalístico (para desespero do David, rsrsrs).
Falando sério: vou mandar o post que fiz para minha lista de e-mails e para outras pessoas. Vamos abrir o círculo e escapar desta 'involução silenciosa' que está acontecendo no Brasil.

Abraços

Anônimo disse...

SANTA INDIGNAÇÃO
(Por falta de asssunto vamos desenterrar o caso Celso Daniel)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não vai "jogar fora a oportunidade de promover um salto de qualidade" na economia
18/01/2007 02:10
Às vésperas do anúncio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que não vai "jogar fora a oportunidade de promover um salto de qualidade" na economia brasileira.
"Nós estamos fazendo um plano substancioso e muito realista. Nós não estamos trabalhando com resultados de consultoria apenas. Nós estamos trabalhando com projetos exeqüíveis que têm data para começar e data para terminar", afirmou.

Segundo Lula, o PAC será um passo importante para que o governo anuncie posteriormente um novo programa voltado para o desenvolvimento da educação e de políticas sociais. "Acredito que as coisas estão caminhando de forma tranqüila e importante para que a gente dê os passos que o Brasil precisa. Eu acho que o Brasil tem uma chance histórica", disse. A previsão éde que o pacote seja anunciado na segunda-feira, 22.

O presidente ressaltou que teve uma colaboração "extraordinária" dos governadores na elaboração do PAC e disse esperar apoio do Congresso para a execução das medidas. "Não teremos problemas porque o Congresso também está convencido de que esta é a vez do Brasil", disse.


O RISCO BRASIL É O MENOR DE TODOS OS TEMPOS, A EXPORTAÇÃO É RECORDE TODOS OS MESES, O SALARIO MINIMO É SATISFATÓRIO, OS PREÇOS DO SUPERMERCADO ESTÁVEIS, PRESIDENCIA MAIOR INDICE DE POPULARIDADE, A MENOR TAXA SELIC EM 20 ANOS,...PORQUE RECLAMamOS TANTO!
DEIXA O HOMEM TRABALHAR

Anônimo disse...

Sara, eu acho que a iniciativa pe bacana, quem sabe se crescer o número de "participantes" diminuam as ofensas, xingamentos e palavrões nos textos do grupo. rsss
Um beijo

Anônimo disse...

BLOGAGEM COLETIVA

Demonstrando a nossa indignação e IMPARCIALIDADE faremos um movimento coletivo exigindo urgentemente uma CPI DO METRÔ DE S.PAULO.
Os que forem favoráveis se pronunciem que enviaremos as regras, datas e posts.

Da C.I.A. disse...

Saramar, de certa forma, isto que você e os outros citados querem já está acontecendo. Seu blog, um dos primeiros que linkei no meu, sempre fez o que você diz que irá fazer, ou seja, "incentivar, cobrar, pesquisar, difundir informações e influenciar pessoas, no sentido de despertar nelas, o desejo da mudança.".
Tenho noção do pouco que influencio ou consigo atingir mas acho que sim, a blogosfera como um todo tem poder para influenciar nas ações dos políticos. Nunca antes neste país, como diria Lula, os políticos foram tão acompanhados e monitorados como agora.
Eu continuarei da forma como cheguei até aqui, sempre expondo minhas opiniões e fazendo o possível. De forma organizada ou não, fazendo parte de um grupo ou não. MEsmo assim, meus parabéns pela disposição e boa sorte!

Jorge Sobesta disse...

Considerações no Escrevinhações :

1 - O pior cego é o que não quer enxergar. O rapazinho de tão ofuscado pela estrela vermelha acabou entrando no lugar errado.

2 - O anônimo atacou de novo , só que como nunca deixa um link de retorno, só vão comparecer a blogagem parentes e conhecidos.

hihihihi.

Um abraço.

CAntonio disse...

CPI? Tou nessa. Mas falando sério de que adiantaria uma CPI? Para dar em nada?

A quadrilha continua solta.

SDS.

Anônimo disse...

Acho uma iniciativa excelente,SARAMAR. Desejo muito sucesso à todos vcs. O país precisa disto.
Beijão!!

Anônimo disse...

Saramar querida, não conhecia esta sua faceta tão guerreira! Gostei!
Beijinhos

Anônimo disse...

INDIGNADO E
COMPARTIHO OS SEUS SENTIMENTOS
(Falácias que devem superar para politica de oposição)

1) LULA É INGENUO - Lula é a personalidade politica mais inteligente e competente que temos, senão vejamos? Vindo da classe mais humilde(foi retirante) constituiu o maior partido de esquerda da América Latina e, mesmo com erros, obteve na ultima eleição a maior votação mundial para cargo presidencial e seu partido detem a 2 maior bancada de congressistas eleitos, obtendo a maior votação em legenda do país. Com 2 aliados concorrendo a um cargo importante ele, seria infantil, se jogasse um candidato contra outro, já que, diplomaticamente, chamou-os de filhos, com isso, futuramente terá um, dos 2 simpatizantes, eleito a seu lado, pela demonstração de sabedoria e capacidade politica . Por outro lado cidadãos trabalhadores tem a vida extinta , com familias perdendo patrimônios e parentes, dinheiro publico dissipado e nenhuma demonstração sua de solidariedade e de indignação(será que uma falação presidencial te sensibiliza e é mais importante que vidas humanas, patrimonios de anos de trabalho , emprego dissipados por negligencia e falta de fiscalização? Onde está sua revolta?
2) Ambos os lados tem erros e na realidade estamos canalizando as nossas energias negativas apontando o menos sujo(Serra contra Alkmin por suas contas e gestão estadual, escandalo mal explicado de NOSSA CAIXA, as roupas feitas de encomendas e doadas para madame Lu, a doação para Fundação FHC, operação similar do filho de Lula,....) ao mesmo tempo absorvemos a informação de cachaçaria no planalto, vindo de fontes infedignas, Carlos Humberto ex ministro de Color, ou seja o PARTIDO DA VERGONHA NA CARA, deve apontar não somente os erros de Lula, Zé Dirceu, mas tambem de Serra, Aecio, FHC...e demais
3) LULA É ILETRADO, BEBADO E APEDEUTA – êle deve sorrir quando ouve esses argumentos pois em sendo tudo isso consegue ter um conjunto de realizações em vida e administrar bem um país como o nosso, ressaltar uma bolsa esmola(rsrsrs)como vcs chamam e ter o maior índice de popularidade na historia. A propósito a bolsa não é absolutamente uma esmola já que tem contrapartidas, tais como a obrigatoriedade de enviar as crianças para escola...e foi criado pelo FHC. Porque antes não era chamado de esmola?. Trata-se de um grande beneficio social, já que não temos emprego para todos os cidadões isso ajuda a questão financeira , educacional e familiar.
4) CENARIOS FUTUROS – ampliando os benefícios sociais, que está em plena execução( acrescidos preços estáveis de produtos b´sicos nos supermercados, taxa de inflação controlada, termino dos emprestimos com FMI, risco brasil declinante, cimento e tijolos baratos, emprestimos consignados para aposentados e idosos, ......) Lula é sem duvida o maior eleitor para 2010(senão vejamos , com todas as denuncias e com ajuda dos aloprados, com a midia a favor de Alkmin(ou outro candidatavel), este obteve MENOS voto no 2 turno, tanto nominal e percentual , comparando com o 1 turno e momento algum teve a sua margem e popularidade abalada no periodo eleitoral ) e seu candidato será certamente vitorioso na proxima eleição presidencial. Essa é a preocupação da oposição, que tenta camuflar a dura.
5) Finalizando o desmoronamento na linha 4 do Metro de S Paulo merece uma blogagem coletiva, não acha?

Suzy disse...

Saramar, esse movimento é tão essencial que deveria englobar todas as lutas que estão pipocando na rede em prol da recriação do país com base nos valores morais da ética.

Parabéns!

Beijos

Anônimo disse...

Olá,

Boa sorte para vcs nessa luta contra a safadeza e picaretagem, que saiu debaixo dos panos e agora está sendo institucionalizada.

País do antes "Leve vantagem vc também", foi agora para o jogo bruto aberto da bandidagem.

Saudades do tempo que Chico, outro omisso desaparecido, cantava o Político Malandro. Agora é político ladrão realmente.

Depressa, chama o Cardinot prá acabar com essa porcaria.

tunico disse...

Saramar, já respondi ao Rui e ao anonimo aí de cima que devem ser a mesma pessoa.Veja no meu blog.

Anônimo disse...

belo poema, bela iniciativa
desejo que dê certo

tunico disse...

Saramar, use e abuse do texto. Por que não posta no união e ação? Sumiu de lá...

Anônimo disse...

Saramar:
Uma bela iniciativa. Se cada um de nós colocar um tijolo nesta construção sairá uma bela casa, um belo país.
Parabéns pela iniciativa.