COMO DEUSES

Um artigo de jjLeandro


Os nobres deputados federais brasileiros decidiram não mais trabalhar às segundas-feiras. O móvel dessa proposta que à população pode parecer provocação, afinal nós indignos semideuses há muito não trabalhamos dia algum, é igualá-los a nós. Ora, que petulância!

Eles, pobres mortais da economia informal (nunca informam o que ganham), dizem que se “a voz do povo é a voz de Deus”, nada mais justo terem a prerrogativa do descanso semanal, quer dizer, de segunda a segunda, já que são nossos presumíveis representantes.

Entre muitos argumentos secundários alegam, por zelo ao nosso santo dinheirinho, que as sessões das segundas-feiras, como quase todas as outras, são improdutivas, razão por que decidiram ficar nos Estados, estendendo o seu sagrado churrasquinho de final de semana. Uma boa desculpa que, de quebra, os livrará das intermináveis filas em aeroportos no vaivém base/Brasília, pois lamentam ainda não terem asas, que anjos não são. Mas, o mais das vezes, é preciso que se lhes aparemos as asinhas ou lhes cortemos as uninhas - que vivem botando-as sem cerimônia para fora em acordos que a nossa má língua teima em estigmatizar como negociatas.

Já não nos causa mais escândalo que propostas tão exóticas (ou justas?) sejam feitas naquela casa. Raciocinando melhor, até acho de bom alvitre que a segunda-feira seja também enforcada, como costuma acontecer com a sexta, afinal arrumar a bagagem para a viagem à base custa tempo; e andar de avião é coisa demorada quando se fala em ir ao Acre, Rio Grande do Sul ou do Norte. Não vou falar aqui dos constantes apagões aéreos, que aí seria já dar asas a cobra.

Com rigor matemático, um amigo meu deu-lhes razão: são necessários ao menos quatro dias para o traslado de ida e volta! Maldosamente, o amigo também apurou que é um dia a menos para acordos escusos. Talvez então com essa decisão aconteça um efeito colateral e inesperado: o crescimento da credibilidade dos nossos congressistas. Impossível? Talvez nem tanto. Impossível é ela baixar ainda mais. Uma pesquisa da CNT/Sensus apurou entre a população que somente 1,1% acreditam que deputados e senadores estão na mais confiável das instituições: o nosso Congresso (Olimpo?). A pesquisa foi divulgada no dia em que os deputados anunciaram a boa nova.

Enquanto isso, os deputados discutem algo importantíssimo para o trabalho fluir sem embaraços no dias restantes da semana parlamentar pra lá de sueca: a verba de gabinete deve ser aumentada nos próximos dias! E creio que há justificativa para tanto: mais assessores têm que ser contratados para dar conta do trabalho acumulado, pois de maneira alguma - atentem bem para o zelo conosco - o eleitor que os pôs lá pode ser prejudicado.

LINKS RELACIONADOS À MATÉRIA:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u91050.shtml - Folga na segunda

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u91058.shtml - aumento de verba

http://uolpolitica.blog.uol.com.br/index.html - pesquisa Sensus

(copiei do blog do Leandro, com autorização)

8 comentários:

Anônimo disse...

Precisei ler 2 vezes. ;-)
Um beijo

Anônimo disse...

A foto ficou ótima, Saramar. Sem comentários.

abcs

Jorge Sobesta disse...

Saramar,

Vi hoje no Bom Dia Brasil (infelizmente) que há uma grande falta de decoro parlamentar por parte de alguns deputados que estão se trajando inadequadamente como é o caso de um deputado baiano, cujo nome fiz questão de esquecer, que usa um chapéu de vaqueiro.
De agora em diante eles não podem usar nada de extravagante. Será que desonestidade e falta de vergonha são extravagâncias?

Grande abraço.

PS: O Deputado Clodovil foi barrado ao tentar entrar usando apenas a parte de cima do terno.

Da C.I.A. disse...

Na verdade os deputados nunca trabalharam segunda-feira. Isto foi tudo uma jogada de cena de CHinaglia para mostrar-se bem intencionado. Quando ele instituiu sessões às segundas, sabia uqe a prática teria vida curta. Ainda assim, os leads em jornais e revsitas estava garantido para turbinar a imagem dele.

Alexandre, The Great disse...

Saramar.
Concordo com o Ângelo! Foi apenas institucionalizada a gazeta, que antes era "clandestina". Em nada vai servir para aumentar ou reduzir a desconfiança do povo nos membros do legislativo - esta já está no nível "trilho de bonde" (ou seja, sob o solo).

Não fique triste com meu afastamento, ele é estratégico e está sendo eficaz, viu?
Bjs,

Anônimo disse...

"Fico chateada quando usam a Internet para espalhar informações que não procedem!
Enviaram um e-mail para mim, dizendo que o sangue do nosso presidente é do tipo A-peritivo, e o dos eleitores dele é do tipo O-tário.
É muita sacanagem e falta de ética...usar a Internet para passar esse tipo de coisa.
Temos que divulgar informações corretas!
O sangue do presidente é do tipo B-bum e o dos eleitores AB-stalhados ."


______________________________

Querida Saramar,

Tudo bem com você?
Eu estou bem, graças a Deus!
Eu vim aqui...para te conhecer e para agradecer por tuas lindas palavras deixadas em meu blog, sobre a morte do Sensei de minha filha. ( blogagem coletiva sobre discriminação).
Sobre os parlamentares...temos que gritar muito...berrar bem alto porque o brasileiro está acostumado a brincar com a propria tragédia...deixar para lá, entende?
Em relação a situação nos aeroportos...é um absurdo o que está acontecendo nos aeroportos de nosso País!!!
Eu vivo constantemente assustada pois meu marido viaja sempre.
Fique com Deus.
Um abraço carinhoso, Verinha

@David_Nobrega disse...

Cadê o Rayol com o clássico "VTNODC essa cambada"?

Páginas Soltas disse...

Minha querida,

Nada posso dizer acerca do assunto do post...
Se fosse aqui de Portugal... já tinha a agenda recheada de reclamações!! :))

Bom fim de semana
Beijinhos da

Maria