MINISTROS INCOMPETENTES OU DESGOVERNO?

O ministério que o presidente apresenta é a caricatura de um governo
que chegou trazendo esperança de mudanças radicais na vida nacional.
Paulo Castelo Branco

Segundo a última VEJA, o ministro da saúde, Temporão, está de saída, devido à “falta de rumo” de sua gestão. É mais um dos ministros de Luiz Inácio que se vai, sem dizer a que veio. Bem ao contrário, aliás, de José Serra, notável ministro que, por exemplo, mesmo não sendo integrante de um governo supostamente defensor dos pobres, promoveu e administrou a quebra da patente dos medicamentos para AIDS e assim, beneficiou milhares de doentes das classes menos favorecidas.

Durantes os governos (?) de Luiz Inácio, quantos ministros entraram e saíram sem que deles se soubesse sequer o nome? Temporão é apenas mais um e todos foram e são meros figurantes de uma administração caótica, movida pelos ventos momentâneos que costumam se mover de acordo com os interesses políticos e não com as necessidades da população.

Se houve ministros dignos de nota na gestão (?) de Luiz Inácio, eles o foram, geralmente, por aparecer em alguma página policial, por exemplo, Dirceu, Palocci, Matilde, etc. Sem contar os trapalhões. Nestes exemplos, ao invés de gestão, melhor seria dizer na ingestão, na digestão de alguns conceitos ligados à ética. Por isso se notabilizaram.

Parece que o único caso de notoriedade ministerial divorciada de alguma conduta, digamos, inepta, seja o de Marina Silva. E esta fez questão de se afastar, não só do governo (?), mas do partido que o gerou.

O presidente da república, para atender os seus interesses políticos, é pródigo em criar ministérios e dar às secretarias o status de ministério. À falta de qualidade, tome quantidade. Para o presidente, cujo único projeto político consiste no auto engrandecimento, esta é uma situação perfeita, tendo em vista que os nomeados como seus auxiliares não trabalham para a nação e sim para o todo poderoso líder.

Portanto, um ou outro ministro do Luiz Inácio pode até ser competente. Não se pode acreditar que todos sejam ineptos ou corruptos. Falta-lhes, porém, a diretriz do que fazer e como fazer. Na realidade, tendo em vista o personalismo exacerbado do chefe de Estado, o defeito de alguns deles reside em integrar um governo que não governa. O defeito da maioria, já se sabe, é virar as costas para o país, em adoração àquele que os abriga, ainda que absolutamente incompetentes.

O problema do ministério de Luiz Inácio não é a incompetência, entre outros defeitos. Maior que estes e mais graves, é a ausência de um consistente projeto governamental voltado para as questões que mais importam à população e ao país. Sem este, nenhum ministro, por competente ou honesto que seja, conseguirá desenvolver qualquer trabalho eficiente no que se refere às necessidades dos cidadãos brasileiros.

3 comentários:

DO disse...

Não sabia da saida do ministro,Saramar. Se bem que ando com tanto nojo disto tudo que tenho evitado ler sobre politica.

Beijos!

Marcos Pontes disse...

Dos 37 ministros, nenhum se salvou, em algum momento, de um escândalo. Lula escolheu companheiros e não gente competente para gerenciar o país, deu no que deu. Se há sucesso econômico é mais pelas atividades privadas e pela continuidade na política econômica tucana do que por competência de Mantega e Meireles. A prova é que não tem dinheiro para as restituições do Imposto de Renda, o governo gastou muito mais do que podia.

Magui disse...

Ele fez coisa boa? Vide pregar a favor do aborto!!!!!!!!!!!!!!!Até a mãe dele mandou-o calar a boca.